- Título: O diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos: uma revisão da prática na Escola Simão Angelo, em Penaforte/CE
- Autor(es): Raniere de Carvalho Almeida,Jeniffe Tayane Fernandes Matias
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 17/01/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/2/o-dialogo-e-a-cooperacao-como-recursos-pedagogicos-uma-revisao-da-pratica-na-escola-simao-angelo-em-penafortece
- Código do Recurso: 21768
- Descrição: Esta pesquisa destaca recursos capazes de qualificar o ensino-aprendizagem: diálogo e cooperação, aproximando alunos e professores, mediando conflitos e reduzindo o desestímulo, desinteresse e indisciplina, que interferem na qualidade do ensino e aprendizagem e no rendimento. Seu objetivo é destacar o diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica associada à pesquisa de opinião e percepção da realidade escolar. Justifica-se por identificar práticas que tornam o ato educativo mais atrativo e produtivo aos sujeitos que compõem a escola.
© Canal CECIERJ 2025