Trabalhando o conceito de bairro no Ensino Fundamental em Nova Iguaçu/RJ: análise de mapas mentais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21769

  • Título: Trabalhando o conceito de bairro no Ensino Fundamental em Nova Iguaçu/RJ: análise de mapas mentais
  • Autor(es): Alex Ferreira Agustinho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 31/01/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/4/trabalhando-o-conceito-de-bairro-no-ensino-fundamental-em-nova-iguacurj-analise-de-mapas-mentais
  • Código do Recurso: 21769
  • Descrição: O presente texto tem por objetivo trabalhar o conceito de bairro por meio da confecção de mapas mentais a partir da percepção dos discentes do Projeto Horário Integral sobre o bairro de Vila Nova, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o artigo busca resgatar a temática dos mapas mentais, que é muito rica para os estudos relacionados à Geografia e ao letramento cartográfico. Os mapas mentais produzidos pelos referidos discentes se mostraram como um grande instrumento para o ensino da Geografia, sendo utilizados para analisar o espaço vivenciado pelos alunos.
© Canal CECIERJ 2024