Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21778

  • Título: Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar
  • Autor(es): Marcela Maria Almeida Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 07/02/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/5/lingua-colonizacao-e-ensino-a-lingua-que-ensinamos-e-a-lingua-que-precisamos-desconstruir-para-ensinar
  • Código do Recurso: 21778
  • Descrição: Este ensaio apresenta alguns apontamentos sobre o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foram selecionadas reflexões de Eni Orlandi, Magda Soares e Dominique Maingueneau sobre colonização linguística, escolarização no Brasil e planos de abordagem dos estudos da linguagem. Tais reflexões servem como base teórica para nortear algumas considerações sobre a importância de desconstruir e ressignificar cotidianamente o fazer pedagógico. É preciso que nossos estudantes compreendam o processo histórico de constituição da nossa língua em seu dinamismo, em sua concretude.
© Canal CECIERJ 2024