Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21778

dc.type Text
dc.title Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar
dc.description Este ensaio apresenta alguns apontamentos sobre o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foram selecionadas reflexões de Eni Orlandi, Magda Soares e Dominique Maingueneau sobre colonização linguística, escolarização no Brasil e planos de abordagem dos estudos da linguagem. Tais reflexões servem como base teórica para nortear algumas considerações sobre a importância de desconstruir e ressignificar cotidianamente o fazer pedagógico. É preciso que nossos estudantes compreendam o processo histórico de constituição da nossa língua em seu dinamismo, em sua concretude.
dc.creator Marcela Maria Almeida Silva
dc.created 2023-02-07
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21778/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/5/lingua-colonizacao-e-ensino-a-lingua-que-ensinamos-e-a-lingua-que-precisamos-desconstruir-para-ensinar
dc.subject educação pública
dc.subject Língua
dc.subject ensino
dc.subject colonização
© Canal CECIERJ 2024