Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21778
dc.type | Text |
dc.title | Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar |
dc.description | Este ensaio apresenta alguns apontamentos sobre o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foram selecionadas reflexões de Eni Orlandi, Magda Soares e Dominique Maingueneau sobre colonização linguística, escolarização no Brasil e planos de abordagem dos estudos da linguagem. Tais reflexões servem como base teórica para nortear algumas considerações sobre a importância de desconstruir e ressignificar cotidianamente o fazer pedagógico. É preciso que nossos estudantes compreendam o processo histórico de constituição da nossa língua em seu dinamismo, em sua concretude. |
dc.creator | Marcela Maria Almeida Silva |
dc.created | 2023-02-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21778/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/5/lingua-colonizacao-e-ensino-a-lingua-que-ensinamos-e-a-lingua-que-precisamos-desconstruir-para-ensinar |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Língua |
dc.subject | ensino |
dc.subject | colonização |