O estímulo da consciência fonológica na educação infantil: contribuições para o processo de alfabetizar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21782

  • Título: O estímulo da consciência fonológica na educação infantil: contribuições para o processo de alfabetizar
  • Autor(es): Soraia Soares da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 07/03/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/8/o-estimulo-da-consciencia-fonologica-na-educacao-infantil-contribuicoes-para-o-processo-de-alfabetizar
  • Código do Recurso: 21782
  • Descrição: Este estudo objetiva compreender a Educação Infantil como processo preparatório para a alfabetização, destacando a consciência fonológica como aprendizagem essencial para a construção do saber acerca da leitura e da escrita. No percurso metodológico foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando questionário para a coleta de dados. Como fundamento bibliográfico buscou-se um diálogo sobre Educação Infantil e alfabetização com a BNCC, o RCNEI e Pietrobon; no que se refere à consciência fonológica, sua conceituação e contribuição no processo de alfabetizar foram consultados Buzzetti e Capellini, o PNAIC, Martins e Guidotti e Pestum.
© Canal CECIERJ 2024