Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21782
dc.type | Text |
dc.title | O estímulo da consciência fonológica na educação infantil: contribuições para o processo de alfabetizar |
dc.description | Este estudo objetiva compreender a Educação Infantil como processo preparatório para a alfabetização, destacando a consciência fonológica como aprendizagem essencial para a construção do saber acerca da leitura e da escrita. No percurso metodológico foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando questionário para a coleta de dados. Como fundamento bibliográfico buscou-se um diálogo sobre Educação Infantil e alfabetização com a BNCC, o RCNEI e Pietrobon; no que se refere à consciência fonológica, sua conceituação e contribuição no processo de alfabetizar foram consultados Buzzetti e Capellini, o PNAIC, Martins e Guidotti e Pestum. |
dc.creator | Soraia Soares da Silva |
dc.created | 2023-03-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21782/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/8/o-estimulo-da-consciencia-fonologica-na-educacao-infantil-contribuicoes-para-o-processo-de-alfabetizar |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Consciência fonológica |
dc.subject | educação infantil |
dc.subject | alfabetização |
dc.subject | leitura |
dc.subject | escrita |