O estímulo da consciência fonológica na educação infantil: contribuições para o processo de alfabetizar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21782

dc.type Text
dc.title O estímulo da consciência fonológica na educação infantil: contribuições para o processo de alfabetizar
dc.description Este estudo objetiva compreender a Educação Infantil como processo preparatório para a alfabetização, destacando a consciência fonológica como aprendizagem essencial para a construção do saber acerca da leitura e da escrita. No percurso metodológico foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando questionário para a coleta de dados. Como fundamento bibliográfico buscou-se um diálogo sobre Educação Infantil e alfabetização com a BNCC, o RCNEI e Pietrobon; no que se refere à consciência fonológica, sua conceituação e contribuição no processo de alfabetizar foram consultados Buzzetti e Capellini, o PNAIC, Martins e Guidotti e Pestum.
dc.creator Soraia Soares da Silva
dc.created 2023-03-07
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21782/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/8/o-estimulo-da-consciencia-fonologica-na-educacao-infantil-contribuicoes-para-o-processo-de-alfabetizar
dc.subject educação pública
dc.subject Consciência fonológica
dc.subject educação infantil
dc.subject alfabetização
dc.subject leitura
dc.subject escrita
© Canal CECIERJ 2024