Expressão de modelos no ensino de Química: o que pensam os estudantes sobre átomos e moléculas?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21794

  • Título: Expressão de modelos no ensino de Química: o que pensam os estudantes sobre átomos e moléculas?
  • Autor(es): Mateus José dos Santos,Rita Márcia Andrade Vaz de Mello,Vinícius Catão
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/01/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/3/expressao-de-modelos-no-ensino-de-quimica-o-que-pensam-os-estudantes-sobre-atomos-e-moleculas
  • Código do Recurso: 21794
  • Descrição: Este trabalho buscou compreender algumas das ideias de um grupo de estudantes sobre átomos e moléculas a partir da construção de modelos. O trabalho foi realizado com treze estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola na cidade de Ervália/MG. Após discutir em quatro aulas de Química as características elementares dos átomos e a importância da evolução dos modelos atômicos, foi proposta uma atividade em que os estudantes explicaram a relação existente entre átomos e moléculas por meio de representações visuais. As respostas foram interpretadas à luz da Análise de Conteúdos de Bardin e da Teoria dos Modelos Mentais.
© Canal CECIERJ 2025