Expressão de modelos no ensino de Química: o que pensam os estudantes sobre átomos e moléculas?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21794

dc.type Text
dc.title Expressão de modelos no ensino de Química: o que pensam os estudantes sobre átomos e moléculas?
dc.description Este trabalho buscou compreender algumas das ideias de um grupo de estudantes sobre átomos e moléculas a partir da construção de modelos. O trabalho foi realizado com treze estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola na cidade de Ervália/MG. Após discutir em quatro aulas de Química as características elementares dos átomos e a importância da evolução dos modelos atômicos, foi proposta uma atividade em que os estudantes explicaram a relação existente entre átomos e moléculas por meio de representações visuais. As respostas foram interpretadas à luz da Análise de Conteúdos de Bardin e da Teoria dos Modelos Mentais.
dc.creator Mateus José dos Santos,Rita Márcia Andrade Vaz de Mello,Vinícius Catão
dc.created 2023-01-24
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21794/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/3/expressao-de-modelos-no-ensino-de-quimica-o-que-pensam-os-estudantes-sobre-atomos-e-moleculas
dc.subject educação pública
dc.subject Modelos no ensino de Química
dc.subject Ensino e Aprendizagem
dc.subject Ensino de Ciências
© Canal CECIERJ 2025