A música como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e reflexões

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21796

  • Título: A música como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e reflexões
  • Autor(es): Carlos José Ferreira de Almeida,Walmir Fernandes Pereira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 31/01/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/4/a-musica-como-facilitador-da-aprendizagem-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-desafios-e-reflexoes
  • Código do Recurso: 21796
  • Descrição: O presente estudo tem por finalidade analisar como a música pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias metodológicas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cabe ressaltar que fazer uma reflexão sobre a importância do uso da linguagem musical em sala de aula faz-se necessário pelo fato de ela estar inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como importante área do conhecimento. De acordo com a BNCC, as atividades humanas são realizadas nas práticas sociais e mediadas pelas diferentes linguagens: verbal, corporal, visual e sonora e, contemporaneamente, digital.
© Canal CECIERJ 2025