- Título: Alfabetização e letramento científico na Educação Básica: experiências pedagógicas
- Autor(es): Ivanete Cardoso Palheta,Sandra Rejane Sousa,Geovania do Socorro Santos Paiva,Roberto Araújo Martins
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 21/03/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/10/alfabetizacao-e-letramento-cientifico-na-educacao-basica-experiencias-pedagogicas
- Código do Recurso: 21806
- Descrição: Práticas de investigações são essenciais para o processo de alfabetização, letramento e enculturação científica. Todavia, os estudos destinados à produção científica no Brasil, em sua maioria, são desenvolvidos por instituições de Ensino Superior com pouca abordagem na Educação Básica. Este estudo objetivou, sobretudo, socializar o percurso de práticas educativas voltadas à iniciação científica na Escola EEFM Dom Pedro II, dentro da perspectiva da alfabetização e do letramento científico. Apontamos neste trabalho as possibilidades de aplicação de atividades voltadas à iniciação científica na Educação Básica.
© Canal CECIERJ 2024