Alfabetização e letramento científico na Educação Básica: experiências pedagógicas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21806

  • Título: Alfabetização e letramento científico na Educação Básica: experiências pedagógicas
  • Autor(es): Ivanete Cardoso Palheta,Sandra Rejane Sousa,Geovania do Socorro Santos Paiva,Roberto Araújo Martins
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 21/03/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/10/alfabetizacao-e-letramento-cientifico-na-educacao-basica-experiencias-pedagogicas
  • Código do Recurso: 21806
  • Descrição: Práticas de investigações são essenciais para o processo de alfabetização, letramento e enculturação científica. Todavia, os estudos destinados à produção científica no Brasil, em sua maioria, são desenvolvidos por instituições de Ensino Superior com pouca abordagem na Educação Básica. Este estudo objetivou, sobretudo, socializar o percurso de práticas educativas voltadas à iniciação científica na Escola EEFM Dom Pedro II, dentro da perspectiva da alfabetização e do letramento científico. Apontamos neste trabalho as possibilidades de aplicação de atividades voltadas à iniciação científica na Educação Básica.
© Canal CECIERJ 2024