Diário de leitura gamificado: literatura, escrita e desafios

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21813

  • Título: Diário de leitura gamificado: literatura, escrita e desafios
  • Autor(es): Deivison Conceição dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 28/03/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/11/diario-de-leitura-gamificado-literatura-escrita-e-desafios
  • Código do Recurso: 21813
  • Descrição: O incentivo à leitura e à escrita sempre foi um grande desafio para a escola. De um lado, os professores, com suas queixas sobre a baixa proficiência e o estreito repertório cultural dos discentes; do outro, alunos que enfatizam que a escola não entende seus anseios. Por isso, as leituras sugeridas e as formas de fazê-las distanciam-se da sua realidade social. Este relato trata de um exemplo de gamificação da experiência de leitura/escrita em turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, em Banzaê/BA. Seu objetivo é apontar um caminho metodológico que esteja em sintonia com as aspirações dos discentes.
© Canal CECIERJ 2025