- Título: Trabalho colaborativo e acessibilidade: a labuta dos profissionais da educação de surdos
- Autor(es): Artur Maciel de Oliveira Neto,Daniela de Fátima Barbosa Gonzales,Michelle de Souza Simone,Rosecleide Orozimbo Harada
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 04/04/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/12/trabalho-colaborativo-e-acessibilidade-a-labuta-dos-profissionais-da-educacao-de-surdos
- Código do Recurso: 21821
- Descrição: Este artigo configura-se como um relato de experiência acerca do trabalho desenvolvido com estudantes surdos da rede pública nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para isso, objetivamos apresentar experiências exitosas do trabalho colaborativo na educação de surdos, tanto na perspectiva bilíngue quanto inclusiva. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa. Os resultados demonstram que um trabalho realizado com a participação de todos tem efeitos significativos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes surdos e que esse tipo de trabalho demanda ações efetivas de todos os atores na unidade escolar.
© Canal CECIERJ 2024