Formação cidadã mediada pela leitura: perspectivas de professores e estudantes no contexto do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21829

  • Título: Formação cidadã mediada pela leitura: perspectivas de professores e estudantes no contexto do Ensino Fundamental
  • Autor(es): Reurilânia Alves dos Santos,Eunice Andrade de Oliveira Menezes,Francione Charapa Alves
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/09/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/33/formacao-cidada-mediada-pela-leitura-perspectivas-de-professores-e-estudantes-no-contexto-do-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 21829
  • Descrição: O estudo, de abordagem qualitativa, analisa como a leitura pode contribuir para a formação cidadã de estudantes do Ensino Fundamental, tendo como aporte as proposições teóricas de Paulo Freire. Foi aplicado um questionário semiestruturado com cinco professoras e onze estudantes de três escolas públicas do Cariri, Ceará. Evidenciou-se o reconhecimento das professoras quanto à essencialidade da leitura na formação cidadã dos estudantes e a influência dessa prática no desenvolvimento de sua criticidade, além do enriquecimento cultural e social da vida desses sujeitos.
© Canal CECIERJ 2024