Formação cidadã mediada pela leitura: perspectivas de professores e estudantes no contexto do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21829

dc.type Text
dc.title Formação cidadã mediada pela leitura: perspectivas de professores e estudantes no contexto do Ensino Fundamental
dc.description O estudo, de abordagem qualitativa, analisa como a leitura pode contribuir para a formação cidadã de estudantes do Ensino Fundamental, tendo como aporte as proposições teóricas de Paulo Freire. Foi aplicado um questionário semiestruturado com cinco professoras e onze estudantes de três escolas públicas do Cariri, Ceará. Evidenciou-se o reconhecimento das professoras quanto à essencialidade da leitura na formação cidadã dos estudantes e a influência dessa prática no desenvolvimento de sua criticidade, além do enriquecimento cultural e social da vida desses sujeitos.
dc.creator Reurilânia Alves dos Santos,Eunice Andrade de Oliveira Menezes,Francione Charapa Alves
dc.created 2022-09-06
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21829/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/33/formacao-cidada-mediada-pela-leitura-perspectivas-de-professores-e-estudantes-no-contexto-do-ensino-fundamental
dc.subject educação pública
dc.subject Leitura
dc.subject Formação cidadã
dc.subject Ensino Fundamental
© Canal CECIERJ 2024