As tirinhas como recurso didático para melhorar o ensino de Física

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21835

  • Título: As tirinhas como recurso didático para melhorar o ensino de Física
  • Autor(es): Francismar Rimoli Berquó,Bianca Fernandes Fonseca Paltriniere
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/01/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/3/as-tirinhas-como-recurso-didatico-para-melhorar-o-ensino-de-fisica
  • Código do Recurso: 21835
  • Descrição: Este trabalho associa ensino de Física, tirinhas (HQ) e prática experimental para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina. A prática experimental muitas vezes é trabalhada com um roteiro que envolve texto, tabelas e fórmulas para chegar a um objetivo proposto. Nem sempre o aluno consegue entender as informações disponíveis nesse roteiro, tendo dificuldade em compreender a experiência como o que está medindo, para que servem as medidas e o que vai calcular no final. Para melhorar esse cenário, o uso das tirinhas possui potencial em associar texto e imagens com uma narrativa divertida.
© Canal CECIERJ 2025