Práticas educativas de leitura na primeira infância sob a ótica das representações sociais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21837

  • Título: Práticas educativas de leitura na primeira infância sob a ótica das representações sociais
  • Autor(es): Rita de Cassia Pereira Lima,Geisa Aparecida Martins Bizarria
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/05/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/19/praticas-educativas-de-leitura-na-primeira-infancia-sob-a-otica-das-representacoes-sociais
  • Código do Recurso: 21837
  • Descrição:

    Este artigo consiste em recorte de tese de doutorado à luz da Teoria das Representações Sociais sobre práticas de leitura para bebês e crianças na Educação Infantil. Para tanto, a geração de dados foi sistematizada com a observação das aulas e a realização das entrevistas com nove professoras. Nas aulas foram registradas a prática de leitura, a reação dos bebês/crianças nesses momentos e ações pedagógicas, que incluíram desde o planejamento das aulas até a organização dos materiais da sala. A análise dos dados permitiu constatar que os professores representam a leitura na infância como percurso de aprendizagem.

© Canal CECIERJ 2024