Ensino de Língua Portuguesa: reflexão sobre a prática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21854

  • Título: Ensino de Língua Portuguesa: reflexão sobre a prática
  • Autor(es): João Paulo Bulhões e Mattos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 16/05/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/18/ensino-de-lingua-portuguesa-reflexao-sobre-a-pratica
  • Código do Recurso: 21854
  • Descrição: Para o presente artigo, discutiremos as possíveis pontes que existem entre o pensamento de Paulo Freire e as contribuições de Wanderley Geraldi para a Educação e as formas pelas quais o ensino de Língua Portuguesa tem sido reinventado no cotidiano escolar. O ensino escolar deve ser significativo e pautado pelo saber compartilhado com o conhecimento dos alunos. A pedagogia tem por missão transformar a situação concreta de opressão por meio da conscientização a respeito da libertação, o que Freire previu não ser um processo fácil, mas necessário, pois para isso ser possível é necessário o reconhecimento da realidade como uma realidade opressora.
© Canal CECIERJ 2024