Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21854
dc.type | Text |
dc.title | Ensino de Língua Portuguesa: reflexão sobre a prática |
dc.description | Para o presente artigo, discutiremos as possíveis pontes que existem entre o pensamento de Paulo Freire e as contribuições de Wanderley Geraldi para a Educação e as formas pelas quais o ensino de Língua Portuguesa tem sido reinventado no cotidiano escolar. O ensino escolar deve ser significativo e pautado pelo saber compartilhado com o conhecimento dos alunos. A pedagogia tem por missão transformar a situação concreta de opressão por meio da conscientização a respeito da libertação, o que Freire previu não ser um processo fácil, mas necessário, pois para isso ser possível é necessário o reconhecimento da realidade como uma realidade opressora. |
dc.creator | João Paulo Bulhões e Mattos |
dc.created | 2023-05-16 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21854/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/18/ensino-de-lingua-portuguesa-reflexao-sobre-a-pratica |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino reflexivo |
dc.subject | Língua Portuguesa |
dc.subject | Educação Emancipadora |