Ensino de Língua Portuguesa: reflexão sobre a prática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21854

dc.type Text
dc.title Ensino de Língua Portuguesa: reflexão sobre a prática
dc.description Para o presente artigo, discutiremos as possíveis pontes que existem entre o pensamento de Paulo Freire e as contribuições de Wanderley Geraldi para a Educação e as formas pelas quais o ensino de Língua Portuguesa tem sido reinventado no cotidiano escolar. O ensino escolar deve ser significativo e pautado pelo saber compartilhado com o conhecimento dos alunos. A pedagogia tem por missão transformar a situação concreta de opressão por meio da conscientização a respeito da libertação, o que Freire previu não ser um processo fácil, mas necessário, pois para isso ser possível é necessário o reconhecimento da realidade como uma realidade opressora.
dc.creator João Paulo Bulhões e Mattos
dc.created 2023-05-16
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21854/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/18/ensino-de-lingua-portuguesa-reflexao-sobre-a-pratica
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino reflexivo
dc.subject Língua Portuguesa
dc.subject Educação Emancipadora
© Canal CECIERJ 2025