Ensinar com mapas conceituais nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21874

  • Título: Ensinar com mapas conceituais nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
  • Autor(es): Adelson Siqueira Carvalho,André Luiz Pestana de Lacerda,Hudson Laeber Corrêa,Suzana da Hora Macedo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 29/08/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/33/ensinar-com-mapas-conceituais-nas-series-finais-do-ensino-fundamental-desafios-e-possibilidades
  • Código do Recurso: 21874
  • Descrição:

    Este trabalho visa criar estratégias de ensino focadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, utilizando mapas conceituais desenvolvidos por Joseph Novak. Serão realizadas inicialmente reflexões sobre a prática docente e, em seguida, será proposto um minicurso de formação continuada para professores das séries finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a partir da elaboração de uma sequência didática, fundamentada na TAS e no uso dos MC, os professores implementem estratégias eficazes de aplicação com seus alunos, explorando as suas potencialidades no que se refere ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

© Canal CECIERJ 2024