Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21874
dc.type | Text |
dc.title | Ensinar com mapas conceituais nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades |
dc.description | Este trabalho visa criar estratégias de ensino focadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, utilizando mapas conceituais desenvolvidos por Joseph Novak. Serão realizadas inicialmente reflexões sobre a prática docente e, em seguida, será proposto um minicurso de formação continuada para professores das séries finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a partir da elaboração de uma sequência didática, fundamentada na TAS e no uso dos MC, os professores implementem estratégias eficazes de aplicação com seus alunos, explorando as suas potencialidades no que se refere ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. |
dc.creator | Adelson Siqueira Carvalho,André Luiz Pestana de Lacerda,Hudson Laeber Corrêa,Suzana da Hora Macedo |
dc.created | 2023-08-29 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21874/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/33/ensinar-com-mapas-conceituais-nas-series-finais-do-ensino-fundamental-desafios-e-possibilidades |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Teoria da Aprendizagem Significativa |
dc.subject | Mapas Conceituais |
dc.subject | Formação Continuada |
dc.subject | Sequência Didática |