- Título: Jogos digitais e o desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual
- Autor(es): Ana Cristina de Souza Santos,Alessandro Jatobá,Rosa Lidice de Moraes Valim
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 11/04/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/13/jogos-digitais-e-o-desenvolvimento-da-consciencia-fonologica-no-processo-de-alfabetizacao-e-letramento-de-alunos-com-deficiencia-intelectual
- Código do Recurso: 21877
- Descrição: O presente trabalho investiga como os jogos digitais podem auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica, contribuindo na alfabetização do aluno com deficiência intelectual incluído na classe regular. Para tanto, realizou-se um relato de experiência como metodologia estruturante deste estudo, normatizada por carta circular do Conselho Nacional de Saúde e pelas normativas éticas da Resolução nº 510 do Conselho Nacional de Saúde. O relato de experiência ocorreu em período de ensino remoto e traz as motivações e metodologias utilizadas em cada mediação, por meio de uma sequência didática permeada por jogos digitais.
© Canal CECIERJ 2024