Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21885

  • Título: Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica
  • Autor(es): Ives da Silva Duque-Pereira,Sergio Arruda de Moura
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 04/07/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/25/uma-reflexao-sobre-a-violencia-nas-escolas-o-lugar-como-espaco-de-producao-simbolica
  • Código do Recurso: 21885
  • Descrição: O ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis.
© Canal CECIERJ 2025