Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica

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dc.type Text
dc.title Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica
dc.description O ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis.
dc.creator Ives da Silva Duque-Pereira,Sergio Arruda de Moura
dc.created 2023-07-04
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21885/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/25/uma-reflexao-sobre-a-violencia-nas-escolas-o-lugar-como-espaco-de-producao-simbolica
dc.subject educação pública
dc.subject Lugar
dc.subject violência
dc.subject escola
dc.subject topofilia
dc.subject topofobia
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