Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21885
dc.type | Text |
dc.title | Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica |
dc.description | O ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis. |
dc.creator | Ives da Silva Duque-Pereira,Sergio Arruda de Moura |
dc.created | 2023-07-04 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21885/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/25/uma-reflexao-sobre-a-violencia-nas-escolas-o-lugar-como-espaco-de-producao-simbolica |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Lugar |
dc.subject | violência |
dc.subject | escola |
dc.subject | topofilia |
dc.subject | topofobia |