O monitor de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ: tensões e desafios da função

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21923

  • Título: O monitor de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ: tensões e desafios da função
  • Autor(es): Jardel Delgado Marques
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/06/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/21/o-monitor-de-inclusao-da-rede-municipal-de-valencarj-tensoes-e-desafios-da-funcao
  • Código do Recurso: 21923
  • Descrição: Este artigo propõe-se a refletir sobre o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência, pela ótica dos profissionais de apoio escolar (monitores de Inclusão), trazendo tensões e desafios enfrentados por eles no contexto da escola comum/regular. Foram analisados os relatos de quatro monitoras de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ, dialogando com as legislações vigentes e com as ideias de autoras/autores renomadas/renomados do campo da inclusão escolar de estudantes com deficiência. O texto destaca as contradições que permeiam a atuação dessas profissionais, refletindo sobre aquilo que é legítimo à função.
© Canal CECIERJ 2024