Aprender ouvindo: a alfabetização pela escuta atenta

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21934

  • Título: Aprender ouvindo: a alfabetização pela escuta atenta
  • Autor(es): Keyliane dos Anjos Leitão,Adriana de Miranda Santiago Terra
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/09/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/35/aprender-ouvindo-a-alfabetizacao-pela-escuta-atenta
  • Código do Recurso: 21934
  • Descrição:

    O artigo aborda metodologias realizadas por meio da escuta atenta de crianças do 2° ano do Ensino Fundamental, de maneira interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, de forma a incluir o letramento social, alinhados ao curso Tempo de Aprender (no Avamec). Esta é uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, com aporte bibliográfico. Como resultados, observou-se o reconhecimento dos fonemas-grafemas, desde a leitura às brincadeiras aplicadas por práticas integradas. Dessa forma, considera-se que o tema é relevante para a formação inicial do pedagogo.

© Canal CECIERJ 2024