Os desafios da Educação Básica na sociologia de Florestan Fernandes: estrutura social, conservadorismo e humanismo

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  • Título: Os desafios da Educação Básica na sociologia de Florestan Fernandes: estrutura social, conservadorismo e humanismo
  • Autor(es): Elson dos Santos Gomes Junior
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 16/01/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/1/os-desafios-da-educacao-basica-na-sociologia-de-florestan-fernandes-estrutura-social-conservadorismo-e-humanismo
  • Código do Recurso: 21938
  • Descrição: Este artigo apresenta a contribuição da Sociologia crítica de Florestan Fernandes a respeito da Educação Básica no Brasil. Os conceitos de estrutura social, conservadorismo e humanismo são reveladores dos históricos desafios educacionais enfrentados no país, principalmente os concernentes à educação pública. Fernandes descortina a perspectiva naturalista conservadora para evidenciar que a desigualdade educacional e cultural não são frutos da “natureza”, mas sim de um processo histórico-social excludente e regido por uma lógica que desconsidera o humanismo como princípio norteador de um projeto educacional.
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