Os desafios da Educação Básica na sociologia de Florestan Fernandes: estrutura social, conservadorismo e humanismo

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dc.title Os desafios da Educação Básica na sociologia de Florestan Fernandes: estrutura social, conservadorismo e humanismo
dc.description Este artigo apresenta a contribuição da Sociologia crítica de Florestan Fernandes a respeito da Educação Básica no Brasil. Os conceitos de estrutura social, conservadorismo e humanismo são reveladores dos históricos desafios educacionais enfrentados no país, principalmente os concernentes à educação pública. Fernandes descortina a perspectiva naturalista conservadora para evidenciar que a desigualdade educacional e cultural não são frutos da “natureza”, mas sim de um processo histórico-social excludente e regido por uma lógica que desconsidera o humanismo como princípio norteador de um projeto educacional.
dc.creator Elson dos Santos Gomes Junior
dc.created 2024-01-16
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21938/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/1/os-desafios-da-educacao-basica-na-sociologia-de-florestan-fernandes-estrutura-social-conservadorismo-e-humanismo
dc.subject educação pública
dc.subject Florestan Fernandes
dc.subject Humanismo
dc.subject Conservadorismo
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