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dc.type | Text |
dc.title | Os desafios da Educação Básica na sociologia de Florestan Fernandes: estrutura social, conservadorismo e humanismo |
dc.description | Este artigo apresenta a contribuição da Sociologia crítica de Florestan Fernandes a respeito da Educação Básica no Brasil. Os conceitos de estrutura social, conservadorismo e humanismo são reveladores dos históricos desafios educacionais enfrentados no país, principalmente os concernentes à educação pública. Fernandes descortina a perspectiva naturalista conservadora para evidenciar que a desigualdade educacional e cultural não são frutos da “natureza”, mas sim de um processo histórico-social excludente e regido por uma lógica que desconsidera o humanismo como princípio norteador de um projeto educacional. |
dc.creator | Elson dos Santos Gomes Junior |
dc.created | 2024-01-16 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21938/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/1/os-desafios-da-educacao-basica-na-sociologia-de-florestan-fernandes-estrutura-social-conservadorismo-e-humanismo |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Florestan Fernandes |
dc.subject | Humanismo |
dc.subject | Conservadorismo |