- Título: Experiência pedagógico-dialógica de produção e interpretação de memes
- Autor(es): Rodrigo dos Santos Dantas da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 08/08/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/30/experiencia-pedagogico-dialogica-de-producao-e-interpretacao-de-memes
- Código do Recurso: 21943
- Descrição: Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógico-dialógica envolvendo o gênero discursivo meme com estudantes de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Tal prática se deu em contexto de pandemia da covid-19, em 2021, e se embasou nos pressupostos de Bakhtin e o Círculo, no que se diz respeito às categorias de gênero do discurso, dialogismo e enunciado concreto, a fim de entender o meme como um gênero discursivo do contexto digital, vivo, multissemiótico e potencializador de uma diversidade de sentidos.
© Canal CECIERJ 2025