Filtros solares como tema social para aulas de Química: discussões em uma aula-passeio na praia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21960

  • Título: Filtros solares como tema social para aulas de Química: discussões em uma aula-passeio na praia
  • Autor(es): Naiara Cristina Aguiar Moreno,Jorge Cardoso Messeder
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 29/08/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/33/filtros-solares-como-tema-social-para-aulas-de-quimica-discussoes-em-uma-aula-passeio-na-praia
  • Código do Recurso: 21960
  • Descrição:

    O presente trabalho apresenta contribuições de uma aula-passeio realizada na praia, com o objetivo de promover discussões étnico-raciais a partir da temática “filtros solares” em aulas de Química da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A proposta pedagógica da aula-passeio seguiu a pedagogia de Célestin Freinet, com suas etapas fundamentadas na didática dos três momentos pedagógicos e articuladas aos aspectos sociocientíficos. A questão racial abordada, “a não utilização de filtros solares por parte de pessoas negras”, contribui para o estabelecimento de uma educação antirracista prevista na Lei nº 10.639/03.

© Canal CECIERJ 2024