O uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática numa perspectiva construcionista

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21982

  • Título: O uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática numa perspectiva construcionista
  • Autor(es): Emanuela Moura de Melo Castro,Kátia Romilda Silva do Nascimento,Giliane Felismino Sales,Silvany Bastos Santiago
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 17/10/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/40/o-uso-das-tecnologias-digitais-no-ensino-de-matematica-numa-perspectiva-construcionista
  • Código do Recurso: 21982
  • Descrição: Este estudo propõe apresentar o construcionismo de Seymour Papert como arrimo para o uso das tecnologias digitais no ensino da Matemática. Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico de Papert e Valente sobre o construcionismo e feita uma consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando os capítulos que o associam ao uso das tecnologias em Matemática. Concluiu-se que as diretrizes vigentes para o componente curricular de Matemática se associam fortemente às ideias construcionistas e que a teoria construcionista pode contribuir para uma visão mais ampla do ensino da Matemática.
© Canal CECIERJ 2024