Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21990

  • Título: Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria
  • Autor(es): Brunele Almeida de Araujo,Rejane Maria de Almeida Amorim
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 17/10/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/40/avaliacoes-escritas-no-ciclo-de-alfabetizacao-e-as-marcas-de-autoria
  • Código do Recurso: 21990
  • Descrição: O presente artigo visa analisar a questão da autoria em textos de crianças do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental, nas produções escritas em provas oficiais realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e em escritas realizadas em seus portfólios. Com base em uma abordagem qualitativa, estudamos as estratégias que as crianças utilizam para dizer o que desejam e, dessa forma, imprimir marcas autorais no texto. Autores com Smolka e Castro contribuem teoricamente por valorizar o discurso dos sujeitos em todos os seus registros. O uso do portfólio assumiu papel principal na avaliação processual e qualitativa.
© Canal CECIERJ 2024