- Título: Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria
- Autor(es): Brunele Almeida de Araujo,Rejane Maria de Almeida Amorim
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 17/10/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/40/avaliacoes-escritas-no-ciclo-de-alfabetizacao-e-as-marcas-de-autoria
- Código do Recurso: 21990
- Descrição: O presente artigo visa analisar a questão da autoria em textos de crianças do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental, nas produções escritas em provas oficiais realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e em escritas realizadas em seus portfólios. Com base em uma abordagem qualitativa, estudamos as estratégias que as crianças utilizam para dizer o que desejam e, dessa forma, imprimir marcas autorais no texto. Autores com Smolka e Castro contribuem teoricamente por valorizar o discurso dos sujeitos em todos os seus registros. O uso do portfólio assumiu papel principal na avaliação processual e qualitativa.
© Canal CECIERJ 2024