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dc.type | Text |
dc.title | Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria |
dc.description | O presente artigo visa analisar a questão da autoria em textos de crianças do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental, nas produções escritas em provas oficiais realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e em escritas realizadas em seus portfólios. Com base em uma abordagem qualitativa, estudamos as estratégias que as crianças utilizam para dizer o que desejam e, dessa forma, imprimir marcas autorais no texto. Autores com Smolka e Castro contribuem teoricamente por valorizar o discurso dos sujeitos em todos os seus registros. O uso do portfólio assumiu papel principal na avaliação processual e qualitativa. |
dc.creator | Brunele Almeida de Araujo,Rejane Maria de Almeida Amorim |
dc.created | 2023-10-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21990/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/40/avaliacoes-escritas-no-ciclo-de-alfabetizacao-e-as-marcas-de-autoria |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Alfabetização |
dc.subject | Avaliação |
dc.subject | Autoria |