Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria

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dc.type Text
dc.title Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria
dc.description O presente artigo visa analisar a questão da autoria em textos de crianças do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental, nas produções escritas em provas oficiais realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e em escritas realizadas em seus portfólios. Com base em uma abordagem qualitativa, estudamos as estratégias que as crianças utilizam para dizer o que desejam e, dessa forma, imprimir marcas autorais no texto. Autores com Smolka e Castro contribuem teoricamente por valorizar o discurso dos sujeitos em todos os seus registros. O uso do portfólio assumiu papel principal na avaliação processual e qualitativa.
dc.creator Brunele Almeida de Araujo,Rejane Maria de Almeida Amorim
dc.created 2023-10-17
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21990/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/40/avaliacoes-escritas-no-ciclo-de-alfabetizacao-e-as-marcas-de-autoria
dc.subject educação pública
dc.subject Alfabetização
dc.subject Avaliação
dc.subject Autoria
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