- Título: Um ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt
- Autor(es): Alexandre Dijan Coqui
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 14/05/2024
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/16/um-ensaio-reflexivo-sobre-verdade-autoridade-e-busca-pelo-conhecimento-na-crise-da-educacao-na-obra-de-hannah-arendt
- Código do Recurso: 22002
- Descrição: O presente ensaio reflete sobre a educação como agente de transformação social e o papel dos adultos na formação da nova geração. Utilizando a Alegoria da Caverna de Platão como metáfora, este trabalho explora a transição do conhecimento ilusório para a verdade libertadora e destaca a relevância da educação como fator transformador diante da crise contemporânea, enfatizando a necessidade de reavaliar a autoridade adulta na educação das gerações vindouras. Hannah Arendt questiona como a educação centrada na criança pode gerar caos social, ressaltando a responsabilidade coletiva.
© Canal CECIERJ 2024