Um ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22002

dc.type Text
dc.title Um ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt
dc.description O presente ensaio reflete sobre a educação como agente de transformação social e o papel dos adultos na formação da nova geração. Utilizando a Alegoria da Caverna de Platão como metáfora, este trabalho explora a transição do conhecimento ilusório para a verdade libertadora e destaca a relevância da educação como fator transformador diante da crise contemporânea, enfatizando a necessidade de reavaliar a autoridade adulta na educação das gerações vindouras. Hannah Arendt questiona como a educação centrada na criança pode gerar caos social, ressaltando a responsabilidade coletiva.
dc.creator Alexandre Dijan Coqui
dc.created 2024-05-14
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22002/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/16/um-ensaio-reflexivo-sobre-verdade-autoridade-e-busca-pelo-conhecimento-na-crise-da-educacao-na-obra-de-hannah-arendt
dc.subject educação pública
dc.subject crise na educação
dc.subject sociedade
dc.subject paradigmas
© Canal CECIERJ 2024