Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22002
dc.type | Text |
dc.title | Um ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt |
dc.description | O presente ensaio reflete sobre a educação como agente de transformação social e o papel dos adultos na formação da nova geração. Utilizando a Alegoria da Caverna de Platão como metáfora, este trabalho explora a transição do conhecimento ilusório para a verdade libertadora e destaca a relevância da educação como fator transformador diante da crise contemporânea, enfatizando a necessidade de reavaliar a autoridade adulta na educação das gerações vindouras. Hannah Arendt questiona como a educação centrada na criança pode gerar caos social, ressaltando a responsabilidade coletiva. |
dc.creator | Alexandre Dijan Coqui |
dc.created | 2024-05-14 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22002/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/16/um-ensaio-reflexivo-sobre-verdade-autoridade-e-busca-pelo-conhecimento-na-crise-da-educacao-na-obra-de-hannah-arendt |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | crise na educação |
dc.subject | sociedade |
dc.subject | paradigmas |