Entre a leitura dos clássicos e suas adaptações: processos de hibridização presentes na literatura infantojuvenil do PNLD Literário

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22004

  • Título: Entre a leitura dos clássicos e suas adaptações: processos de hibridização presentes na literatura infantojuvenil do PNLD Literário
  • Autor(es): Betty Bastos Lopes Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 21/11/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/45/entre-a-leitura-dos-classicos-e-suas-adaptacoes-processos-de-hibridizacao-presentes-na-literatura-infantojuvenil-do-pnld-literario
  • Código do Recurso: 22004
  • Descrição: Este artigo discute questões relacionadas à leitura dos clássicos da literatura brasileira adaptados a histórias em quadrinhos, atentando para a forma como o gênero tem sido orientado em documentos como a BNCC e a LDBEN. Foram analisadas as resenhas completas de duas obras da literatura brasileira adaptadas a HQ no Guia PNLD Literário 2018, a fim de verificar as preocupações dos adaptadores no processo. Refletiu-se sobre a leitura dos clássicos no espaço escolar – na versão original ou adaptada –, problematizando a sua importância na formação dos leitores na contemporaneidade.
© Canal CECIERJ 2024