Entre a leitura dos clássicos e suas adaptações: processos de hibridização presentes na literatura infantojuvenil do PNLD Literário

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22004

dc.type Text
dc.title Entre a leitura dos clássicos e suas adaptações: processos de hibridização presentes na literatura infantojuvenil do PNLD Literário
dc.description Este artigo discute questões relacionadas à leitura dos clássicos da literatura brasileira adaptados a histórias em quadrinhos, atentando para a forma como o gênero tem sido orientado em documentos como a BNCC e a LDBEN. Foram analisadas as resenhas completas de duas obras da literatura brasileira adaptadas a HQ no Guia PNLD Literário 2018, a fim de verificar as preocupações dos adaptadores no processo. Refletiu-se sobre a leitura dos clássicos no espaço escolar – na versão original ou adaptada –, problematizando a sua importância na formação dos leitores na contemporaneidade.
dc.creator Betty Bastos Lopes Santos
dc.created 2023-11-21
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22004/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/45/entre-a-leitura-dos-classicos-e-suas-adaptacoes-processos-de-hibridizacao-presentes-na-literatura-infantojuvenil-do-pnld-literario
dc.subject educação pública
dc.subject Leitura
dc.subject Literatura Clássica
dc.subject Histórias em Quadrinhos
© Canal CECIERJ 2024