Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22004
dc.type | Text |
dc.title | Entre a leitura dos clássicos e suas adaptações: processos de hibridização presentes na literatura infantojuvenil do PNLD Literário |
dc.description | Este artigo discute questões relacionadas à leitura dos clássicos da literatura brasileira adaptados a histórias em quadrinhos, atentando para a forma como o gênero tem sido orientado em documentos como a BNCC e a LDBEN. Foram analisadas as resenhas completas de duas obras da literatura brasileira adaptadas a HQ no Guia PNLD Literário 2018, a fim de verificar as preocupações dos adaptadores no processo. Refletiu-se sobre a leitura dos clássicos no espaço escolar – na versão original ou adaptada –, problematizando a sua importância na formação dos leitores na contemporaneidade. |
dc.creator | Betty Bastos Lopes Santos |
dc.created | 2023-11-21 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22004/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/45/entre-a-leitura-dos-classicos-e-suas-adaptacoes-processos-de-hibridizacao-presentes-na-literatura-infantojuvenil-do-pnld-literario |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Leitura |
dc.subject | Literatura Clássica |
dc.subject | Histórias em Quadrinhos |