Alfabetização e letramento: o desenvolvimento das competências leitoras na Educação Infantil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22028

  • Título: Alfabetização e letramento: o desenvolvimento das competências leitoras na Educação Infantil
  • Autor(es): Michele da Silva do Vale,Gilberto da Silva Santiago,Geraldo Generoso Ferreira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/12/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/48/alfabetizacao-e-letramento-o-desenvolvimento-das-competencias-leitoras-na-educacao-infantil
  • Código do Recurso: 22028
  • Descrição: Este estudo avalia a importância do letramento desde a entrada da criança na escola e seu desenvolvimento da leitura, observando as próximas etapas, principalmente a alfabetização, quando a criança é inserida diretamente no processo de escrita. Essa inserção visa ao desenvolvimento integral dos indivíduos já na Educação Infantil, como já descrito na BNCC, incorporando-os em um ambiente que lhes apresente as práticas de leitura e escrita vivenciadas em uso social nos mais diversos contextos sociais. Apresentamos aqui como recurso uma proposta de sequência didática em que podem ser explorados alguns aspectos do letramento.
© Canal CECIERJ 2024