- Título: A relação de leitura e Educação no Brasil: uma breve análise histórica
- Autor(es): Kazuo Kadowaki,Jussara Santos Pimenta
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 13/06/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/22/a-relacao-de-leitura-e-educacao-no-brasil-uma-breve-analise-historica
- Código do Recurso: 22031
- Descrição: Este artigo apresenta a trajetória histórica da relação entre o ato de ler e a Educação no Brasil, verificando a sequência de acontecimentos pertinentes a essa relação desde a organização do ensino formal no país. A temática se demonstra relevante, uma vez que a prática da leitura é considerada como atividade de cunho imperativo para a apropriação cultural e a formação plena do cidadão. É possível sugestionar que este levantamento engendra questionamentos acerca dessa simbiose e faculta provocações para reanálises do tema, com contextualizações adequadas entre cada acontecimento e a realidade em que estava inserido.
© Canal CECIERJ 2024