A educação das pessoas com deficiência: formação de discursos

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  • Título: A educação das pessoas com deficiência: formação de discursos
  • Autor(es): Tatiane Estácio de Paula,Rochele de Quadros Loguercio
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/03/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/9/a-educacao-das-pessoas-com-deficiencia-formacao-de-discursos
  • Código do Recurso: 22066
  • Descrição:

    Este artigo realiza uma análise documental de cunho pós-estruturalista sobre as políticas públicas em torno da educação de pessoas com deficiência. A problematização é realizada partindo da perspectiva histórica promovida nas obras de Foucault e busca evidenciar as descontinuidades e os jogos de força que constituem as condições para o nascimento de práticas sociais de inclusão. Pela análise dos discursos presentes em tais políticas, entende-se que a pessoa com deficiência foi/é classificada muitas vezes com base em um padrão de normalidade que não existe nem existiu nos diferentes sistemas (político, social, econômico); uma inclusão plena e permanente.

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