O pensamento de Kant e Rousseau sobre a educação: contribuições e divergências

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  • Título: O pensamento de Kant e Rousseau sobre a educação: contribuições e divergências
  • Autor(es): Ana Carolina Sabino dos Santos,Ellen Maria Santos Portela,Elisa Fernanda Tardiole Alvim,Marcos Roberto de Faria
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/03/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/9/o-pensamento-de-kant-e-rousseau-sobre-a-educacao-contribuicoes-e-divergencias
  • Código do Recurso: 22071
  • Descrição:

    Este artigo apresenta uma reflexão de pontos de convergência e divergência entre os pensamentos dos filósofos Kant e Rousseau, sobretudo no que se refere à educação. Ambos os autores trazem importantes contribuições para o campo da Pedagogia, mas suas abordagens são bastante distintas. Enquanto Kant defende uma educação que priorize o desenvolvimento da razão e a formação de indivíduos autônomos e responsáveis, Rousseau propõe uma educação que se concentre no desenvolvimento natural do indivíduo e na liberdade para seguir seus instintos naturais. Para realizar a proposta, utilizamos obras desses filósofos.

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