Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22079

  • Título: Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais
  • Autor(es): Ana Paula Marques da Rosa,Mara Elisângela Jappe Goi
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/03/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/10/teoria-socioconstrutivista-de-lev-vygotsky-aprendizagem-por-meio-das-relacoes-e-interacoes-sociais
  • Código do Recurso: 22079
  • Descrição:

    Este trabalho apresenta a teoria socioconstrutivista de Vygotsky e articula aspectos do seu campo teórico em como o indivíduo aprende. Foi realizada pesquisa nas obras do referido autor e com pesquisadores da área. A teoria aponta que o indivíduo aprende por meio de suas relações e interações sociais. Dessa forma, a construção de conceitos e significados se dá a partir de signos e representações. Sendo assim, destaca-se a importância das relações sociais para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo o espaço escolar um lócus para a aproximação dos conceitos escolares da realidade social e cultural desses estudantes.

© Canal CECIERJ 2024