- Título: Da obra de arte ao texto literário: perspectivas interdisciplinares nas aulas de História
- Autor(es): Rodrigo dos Santos Dantas da Silva,Roney Jesus Ribeiro
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 21/11/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/45/da-obra-de-arte-ao-texto-literario-perspectivas-interdisciplinares-nas-aulas-de-historia
- Código do Recurso: 22093
- Descrição: Estudar os fatos históricos pelos textos da historiografia brasileira oferece certa comodidade ao professor, mas nem sempre desperta o interesse do educando. Quando os temas ensinados não atraem o olhar do aluno, aprendê-los se torna cada vez mais difícil. Pensando em fazer o ensino de História ser mais significativo, professores e pesquisadores têm buscado meios de dinamizar esse ensino a partir de metodologias desafiadoras. Este texto dedica-se a refletir sobre práticas metodológicas para o ensino de História à luz de perspectivas interdisciplinares entre Literatura e Arte, partindo da relação entre produções artísticas e literárias do período ditatorial brasileiro, ambientada no golpe de estado ocorrido em 1964 e que perdurou até 1985.
© Canal CECIERJ 2025