Da obra de arte ao texto literário: perspectivas interdisciplinares nas aulas de História

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22093

dc.type Text
dc.title Da obra de arte ao texto literário: perspectivas interdisciplinares nas aulas de História
dc.description Estudar os fatos históricos pelos textos da historiografia brasileira oferece certa comodidade ao professor, mas nem sempre desperta o interesse do educando. Quando os temas ensinados não atraem o olhar do aluno, aprendê-los se torna cada vez mais difícil. Pensando em fazer o ensino de História ser mais significativo, professores e pesquisadores têm buscado meios de dinamizar esse ensino a partir de metodologias desafiadoras. Este texto dedica-se a refletir sobre práticas metodológicas para o ensino de História à luz de perspectivas interdisciplinares entre Literatura e Arte, partindo da relação entre produções artísticas e literárias do período ditatorial brasileiro, ambientada no golpe de estado ocorrido em 1964 e que perdurou até 1985.
dc.creator Rodrigo dos Santos Dantas da Silva,Roney Jesus Ribeiro
dc.created 2023-11-21
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22093/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/45/da-obra-de-arte-ao-texto-literario-perspectivas-interdisciplinares-nas-aulas-de-historia
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino de história
dc.subject Interdisciplinaridade
dc.subject Literatura e Arte
dc.subject Metodologia do ensino de História
© Canal CECIERJ 2025