- Título: Ensino de Botânica: reflexões sobre a produção acadêmica
- Autor(es): Allyson Henrique Souza Feiffer,Fernando Icaro Jorge Cunha,Luis Roberval Bortoluzzi Castro,Ailton Jesus Dinardi
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 25/06/2024
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/22/ensino-de-botanica-reflexoes-sobre-a-producao-academica
- Código do Recurso: 22096
- Descrição: As aulas de Ciências, em especial as de Botânica, carecem de dinamismo devido à abordagem predominantemente descritiva, culminando na “impercepção botânica”. Este estudo analisou dissertações e teses sobre o ensino de Botânica nos últimos cinco anos no portal da Capes. Foram identificados onze documentos, a maioria da Região Sudeste, evidenciando a subvalorização dessa área de pesquisa, apesar da distribuição dos programas de pós-graduação em todo o país. As pesquisas visavam melhorar o ensino de Botânica na Educação Básica, propondo ferramentas pedagógicas para avanços metodológicos.
© Canal CECIERJ 2025