Ensino de Botânica: reflexões sobre a produção acadêmica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22096

  • Título: Ensino de Botânica: reflexões sobre a produção acadêmica
  • Autor(es): Allyson Henrique Souza Feiffer,Fernando Icaro Jorge Cunha,Luis Roberval Bortoluzzi Castro,Ailton Jesus Dinardi
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 25/06/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/22/ensino-de-botanica-reflexoes-sobre-a-producao-academica
  • Código do Recurso: 22096
  • Descrição: As aulas de Ciências, em especial as de Botânica, carecem de dinamismo devido à abordagem predominantemente descritiva, culminando na “impercepção botânica”. Este estudo analisou dissertações e teses sobre o ensino de Botânica nos últimos cinco anos no portal da Capes. Foram identificados onze documentos, a maioria da Região Sudeste, evidenciando a subvalorização dessa área de pesquisa, apesar da distribuição dos programas de pós-graduação em todo o país. As pesquisas visavam melhorar o ensino de Botânica na Educação Básica, propondo ferramentas pedagógicas para avanços metodológicos.
© Canal CECIERJ 2025