Escritores do Futuro: aprendizagem da leitura e da escrita pela prática para mitigar defasagens na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22097

  • Título: Escritores do Futuro: aprendizagem da leitura e da escrita pela prática para mitigar defasagens na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Autor(es): Raianne Coelho da Silva Carneiro,Luana Cristina Farnesi
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/01/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/2/escritores-do-futuro-aprendizagem-da-leitura-e-da-escrita-pela-pratica-para-mitigar-defasagens-na-aprendizagem-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 22097
  • Descrição: Com o objetivo de estimular a leitura e a escrita nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, o projeto Escritores do Futuro, que relatamos neste artigo, trouxe aos estudantes a possibilidade de escrever seus próprios textos a partir de reflexões sobre a finalidade e o gênero do texto escolhido, com mediação da professora regente. Tal exercício culminou na produção coletiva de livros, valorizando a autonomia e o protagonismo. As produções individuais foram arquivadas em portfólio junto à ficha avaliativa, contendo as habilidades alcançadas, como ferramentas de acompanhamento pedagógico.
© Canal CECIERJ 2024