Uma nova perspectiva para resolver problemas envolvendo triângulos retângulos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22106

  • Título: Uma nova perspectiva para resolver problemas envolvendo triângulos retângulos
  • Autor(es): André Luis Martins Lopes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/01/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/2/uma-nova-perspectiva-para-resolver-problemas-envolvendo-triangulos-retangulos
  • Código do Recurso: 22106
  • Descrição: O presente artigo tem como objetivo viajar no tempo, relembrando um pouco da história de um dos maiores matemáticos da antiguidade: Pitágoras. A intenção é abordar alguns aspectos sobre a sua principal e grande obra: o Teorema de Pitágoras. Além disso, visa apresentar diferentes formas de abordagem desse conteúdo em sala de aula na resolução de problemas. Por fim, pretende também apresentar o Multiplicador de Lopes e o Teorema de Lopes como nova forma de resolver em sala de aula problemas envolvendo triângulos retângulos. Afinal, a prática pode tornar as aulas de Matemática mais fáceis e atraentes aos estudantes.
© Canal CECIERJ 2024