A Educação do Campo como espaço de aprendizagem coletiva, resistência e fortalecimento identitário

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22111

  • Título: A Educação do Campo como espaço de aprendizagem coletiva, resistência e fortalecimento identitário
  • Autor(es): Helena Amaral Sant Ana
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/01/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/2/a-educacao-do-campo-como-espaco-de-aprendizagem-coletiva-resistencia-e-fortalecimento-identitario
  • Código do Recurso: 22111
  • Descrição: Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da Educação do Campo para o processo de aprendizagem, por meio de práticas coletivas que envolvem não apenas os estudantes, mas também toda a comunidade. Inicialmente, são apresentados os contextos políticos em que esses espaços se inserem. Em seguida, os conceitos e o desenvolvimento da Educação do Campo e das escolas rurais. Logo, são consideradas as relações com a coletividade e os impactos nas regiões onde essas escolas estão inseridas, destacando seu papel no desenvolvimento da consciência histórica e geográfica.
© Canal CECIERJ 2024