Reprovações no 3º ano do ciclo: investigando possíveis causas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22117

  • Título: Reprovações no 3º ano do ciclo: investigando possíveis causas
  • Autor(es): Patrícia Penha Ferreira,Vera Regina Souza dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 14/05/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/16/reprovacoes-no-3-ano-do-ciclo-investigando-possiveis-causas
  • Código do Recurso: 22117
  • Descrição: Este texto traz resultados de um TCC de Pedagogia UNIRIO/Cederj, cujo objetivo é analisar os fatores que levam à existência de um quantitativo grande de crianças que chegam ao 3º ano sem o domínio da leitura e da escrita. Metodologicamente, foi orientado por revisão bibliográfica e pela aplicação de questionários a um grupo de professoras. Concluiu-se que a avaliação e o currículo, bem como os recursos disponíveis, a quantidade de alunos em sala e a formação docente são fatores que podem contribuir para tal problemática. A educação não pode ser um processo homogêneo, mas de valorização de todo o desenvolvimento do aluno.
© Canal CECIERJ 2025