Reprovações no 3º ano do ciclo: investigando possíveis causas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22117

dc.type Text
dc.title Reprovações no 3º ano do ciclo: investigando possíveis causas
dc.description Este texto traz resultados de um TCC de Pedagogia UNIRIO/Cederj, cujo objetivo é analisar os fatores que levam à existência de um quantitativo grande de crianças que chegam ao 3º ano sem o domínio da leitura e da escrita. Metodologicamente, foi orientado por revisão bibliográfica e pela aplicação de questionários a um grupo de professoras. Concluiu-se que a avaliação e o currículo, bem como os recursos disponíveis, a quantidade de alunos em sala e a formação docente são fatores que podem contribuir para tal problemática. A educação não pode ser um processo homogêneo, mas de valorização de todo o desenvolvimento do aluno.
dc.creator Patrícia Penha Ferreira,Vera Regina Souza dos Santos
dc.created 2024-05-14
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22117/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/16/reprovacoes-no-3-ano-do-ciclo-investigando-possiveis-causas
dc.subject educação pública
dc.subject Educação Básica
dc.subject Dificuldade no Domínio da Leitura
dc.subject Currículo
dc.subject Avaliação Escolar
© Canal CECIERJ 2025