Uma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina

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  • Título: Uma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina
  • Autor(es): Simone Sendin Moreira Guimarães,Cristina da Costa Krewer Mascioli,Rones de Deus Paranhos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/07/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/26/uma-perspectiva-historica-para-formacao-de-professores-de-biologia-as-contribuicoes-da-pedagogia-historico-critica-para-organizacao-de-uma-disciplina
  • Código do Recurso: 22135
  • Descrição: Desde 2015, com a reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), a disciplina Educação em Ciências e Biologia I (ECB I) vem desenvolvendo uma formação docente a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico, propostos por Nascimento Jr. Eles envolvem a dimensão conceitual, sócio-histórica, ontológica e epistemológica da Biologia e foram elaborados pelo autor a partir da análise do movimento histórico dessa ciência. Em 2018, a disciplina agregou a essa proposta formativa a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desenvolvida por Saviani.
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